noticías

Melhore a qualidade e a pontualidade de suas entregas com dicas simples

Saiba como ter mais organização no trabalho e aumentar sua produtividade
Melhore a qualidade e a pontualidade de suas entregas com dicas simples

Quem não quer ter mais organização no trabalho para cumprir prazos e surpreender todo o time com suas entregas, energia e produtividade? Uma boa notícia: alcançar esse tipo de organização pode ser mais fácil do que você imagina.

Mesmo que você não seja a pessoa naturalmente mais organizada no mundo, com algumas estratégias práticas você pode ir aos poucos melhorando sua organização no trabalho para aumentar a qualidade(e a pontualidade)das suas entregas. 

1. Crie listas de tarefas

Sabe aquela listinha do que você precisa fazer hoje? É um excelente ponto de partida. A dica é inserir na sua rotina a criação de uma “to do list”(se quiser dar um nome mais sofisticado para ela). Que tal toda manhã listar o que precisa ser feito naquele dia? Uma alternativa, para quem trabalha em projetos mais aprofundados é criar uma lista semanal para organizar as tarefas e conseguir cumprir os prazos. 

2. Use uma agenda para melhorar sua organização no trabalho

Pode ser a Agenda do Google ou qualquer outra que você preferir – inclusive a versão clássica em papel. O importante é organizar as datas das suas entregas e dos seus compromissos diários. A agenda é importante para não esquecer, mas também para dar uma noção do tempo que você tem disponível para cada coisa. Não é bobagem, viu? E não custa tentar. Vamos lá?

3. Diferencie prioridades e urgências

Entre todas as tarefas e entregas, você precisa saber diferenciar o que é uma urgência(que deve ser resolvida o mais rápido possível, mesmo que não esteja planejada)e o que é prioridade(que precisa ser feita assim que forem resolvidas as urgências)e o que é “adiável”. Esses três níveis são essenciais para quem quer começar a ter organização no trabalho.

4. Tenha foco

Limitar as distrações é uma estratégia importante para focar no que você precisa fazer e melhorar sua organização no trabalho. Se for hora de criar um relatório, evite checar e-mails e responder mensagens. Se esse limite for difícil para você, vale apelar para a função “não perturbe” do celular. Uma dica, porém, é deixar aqueles contatos “urgentes” como prioridade para receber suas mensagens em qualquer circunstância.

5. Faça pausas(respire!)

Fazer pausas também é importante para organizar as tarefas, separar uma atividade da outra e – claro – retomar a atenção. A pausa pode ser tanto para um café, para um suco ou simplesmente para dar aquela olhada nas mensagens pessoais e gastar uns minutos com elas. O importante é estabelecer um limite de tempo para a pausa. Se necessário, coloque o alarme para não perder a hora.