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Planejamento empresarial: o que é, importância e como fazer

Por: Marcelo Germano

Para que uma empresa possa sobreviver com direcionamento e conseguir sempre se reinventar no nicho de atuação, há a necessidade do planejamento empresarial cuidadoso e muito bem executado.

 

Mas, afinal, o que ele significa? Essa pode ser uma dúvida de muitos empreendedores, principalmente em como organizá-la e colocá-la em prática dentro do negócio.

 

Confira abaixo algumas dicas para sair do mundo das ideias e efetivamente aplicar esse cronograma em seu negócio, obtendo todos os benefícios atrelados a ele.

O planejamento empresarial é uma das ações de gestão que precisam estar organizadas dentro de um negócio, prevendo assim cenários possíveis, além das metas atreladas.

 

Ou seja, ele nada mais é do que uma programação bem definida e estabelecida dentro de sua companhia, onde tanto o comandante quanto todos os demais colaboradores sabem o que deve ser feito para chegar ao objetivo final.

 

Com essa visão de futuro, têm-se uma maior possibilidade de enxergar longe e entender os próximos passos e acontecimentos dentro do negócio, além de recalcular a rota quando necessário.

 

Assim, todos os envolvidos e setores do negócio estão em harmonia e trabalhando em prol de um propósito final igual, atingindo os pontos com muito mais direcionamento e assertividade.

 

Por que é importante fazer um planejamento empresarial?

Você deve estar se perguntando, afinal, qual é a importância de fazer um planejamento empresarial em sua companhia, certo?

 

Confira abaixo quais são as principais vantagens para começar o quanto antes:

  • Reduza os gastos de dinheiro e tempo: ao saber exatamente o que precisa ser feito e como deve ser feito, têm-se maior assertividade e menos refação nos processos empresariais;
  • Gestão eficaz: têm-se muito mais embasamento e cuidado na tomada de decisões dentro de um negócio, reduzindo as dúvidas e esforço aplicados na companhia;
  • Metas alcançadas muito mais fácil: ao saber o que precisa ser feito e como deve ser aplicado dentro de seu negócio, fica muito mais simples e fácil de conseguir atingir os objetivos que foram traçados logo no início do planejamento;
  • Fluxo de caixa saudável: com esse cuidado em todas as ações e planejamento, é natural que o fluxo de caixa também tenha mais saúde, principalmente pelo controle rigoroso dos custos aplicados dentro da companhia.

São muitos os benefícios de começar essa ação o quanto antes!

 

Quais são os objetivos de fazer um planejamento empresarial?

Um dos principais propósitos para que uma empresa aplique o planejamento empresarial é o de estar sempre atualizando-se em seu nicho em específico, principalmente pela transformação rápida e recorrente.

 

É preciso planejamento constante para lidar com as mudanças do mundo, assim, ao ter todo esse direcionamento, fica muito mais de implementar ações estratégicas em sua companhia.

 

Esse é um dos pontos de maior destaque dessa ferramenta: a de antecipar os cenários e acontecimentos em sua empresa, permitindo assim mais competitividade e estratégias eficientes.

 

Tipos de planejamento empresarial

Você sabia que existem vários tipos de planejamento empresariais que podem ser aplicados dentro de sua empresa? Confira quais são eles abaixo:

Planejamento estratégico

Esse é aquele que possui longo prazo, onde sua principal intenção é definir os objetivos e metas principais do negócio.

Ele é usado para que a companhia saiba onde e como pretende chegar aos seus pontos definidos, usando o presente como construção para o ponto final.

Planejamento tático

O planejamento tático é definido no uso dos recursos humanos e financeiros de uma companhia, colocando em prática para que possa alcançar as metas organizacionais em um prazo médio.

Assim, é trabalho do gestor fazer a delegação das responsabilidades para cada setor, onde cada um é responsável pela criação de estratégias e ações específicas para o alcance do objetivo final em conjunto.

Planejamento operacional

O planejamento operacional é aquele onde se definem exatamente as tarefas, prazos e cronogramas para toda a aplicação de atividades dentro de uma companhia.

Assim, ele é mais usado para planejamentos de curto prazo, usando de métodos e recursos precisos para que a operação do negócio tenha um fluxo correto de funcionamento.

Planejamento financeiro

Aqui o foco é a questão financeira da empresa, onde é feito um diagnóstico atual do negócio e assim, planejado metas e estratégias baseando-se nessa quantia, receita e fluxo de caixa.

 

São definidos os investimentos, cenários e tudo aquilo que pode atrapalhar ou ajudar o quesito financeiro da companhia.

 

Ele é essencial para que a companhia consiga lidar com diferentes cenários, movimentos e tendências do mercado, trazendo saúde e sobrevivência para o negócio, mesmo quando acontecem quedas e problemas.

Como fazer um planejamento empresarial?

Se convenceu da necessidade de ter um planejamento empresarial em sua empresa? Confira abaixo algumas dicas para que consiga montar o seu o quanto antes!

 

Definição de metas e objetivos

Um dos primeiros pontos é saber definir quais são as metas e objetivos que serão aplicados em sua companhia.

 

Assim, é possível criar pequenas ações e metas que podem ser alcançadas aos poucos para que no fim das contas, o grande objetivo seja concluído.

 

Análise de mercado

Que tal fazer uma análise do mercado do nicho atuante e ter uma visão mais aplicada e direcionada do que está faltando ou pode ser implementado em sua companhia?

 

Essa é uma das etapas do benchmarking que precisam ser aplicadas com constância dentro de um negócio, sempre verificando o que precisa ser atualizado, principalmente em relação ao o que está ultrapassado.

 

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é uma sigla que significa:

  • P – Plan(Planejar);
  • D – Do(Fazer);
  • C – Check(Verificar);
  • A – Act(Agir).

Assim, é preciso primeiramente fazer o planejamento do que será aplicado dentro do negócio.

 

Depois disso, colocar o plano em ação e sair do mundo das ideias. Agora, é preciso checar se o que está acontecendo é condizente com o esperado.

 

Por fim, agir para o início do ciclo ou redirecionar a rota, recomeçando todo o processo sempre que necessário ou de acordo com a finalização do processo.

 

Tenha uma estratégia de marketing digital

Para acompanhar tudo o que você fará dentro de sua empresa, é primordial que exista uma ótima estratégia de marketing para atingir o público alvo e novos clientes interessados em sua marca.

 

Nesse caso, trabalhe de maneira sincronizada com ferramentas como:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Blog;
  • Vídeos no YouTube;
  • Podcast em Spotify.

Divulgar seu negócio em diferentes plataformas é uma maneira de garantir com que muitas pessoas tenham mais engajamento e interesse em saber mais sobre sua empresa.

 

O que a falta de planejamento pode acarretar?

E o que acontece se sua empresa não possui nenhum tipo de planejamento em nenhuma instância ou setor?

 

Alguns dos caminhos mais comuns, são:

  • Falência financeira;
  • Problemas com turnover;
  • Dificuldade em manter o clima organizacional positivo;
  • Problemas para manter e recrutar novos talentos;
  • Problemas no lançamento de novos produtos ou na manutenção dos já existentes.

O que você está esperando para começar o quanto antes essa mudança dentro de seu negócio?

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