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Como definir os objetivos e metas da sua empresa em 2023

Como definir os objetivos e metas da sua empresa em 2023

 

Olá! Tudo bem com você?

 

Este texto faz parte de uma série de quatro artigos:

 

    [04/01] Planejamento Estratégico

    [11/01] Metodologia OKR

    [18/01] Cultura Empresarial

    [25/01] Ritos de Gestão

 

O que é a Metodologia OKR?

 

Você já parou para se perguntar como as grandes empresas organizam os objetivos e metas que querem atingir? 

 

Como será que a gestão delas funciona e por que ela parece ser tão efetiva, a ponto destas empresas crescerem tanto e parecerem estarem sempre tão alinhadas?

 

A OKR (Objective and Key Result)é uma metodologia de planejamento ágil desenvolvida pelo Google e aplicável a qualquer tamanho de negócio.

 

Sua grande popularidade se dá pela forma simples de estabelecer objetivos para serem alcançados(O)e meios de mensurar o atingimento(ou não)desses objetivos(KRs).

 

Objetivos e resultados chaves

 

A expressão OKR’s, é a sigla de “objectives and key results”, que traduzido para o português, significa “objetivos e resultados chaves”.

 

Objetivos(O): Os objetivos apresentam uma direção clara do que a empresa pretende conquistar.  

 

Resultados chaves(KR): Os “KR’s” existem para você definir como os objetivos serão atingidos, ou seja, quais indicadores você irá acompanhar para concluir se o objetivo está ou não próximo de ser conquistado. 

 

Além disso, os KR’s servem de parâmetro para determinar o quanto a empresa está perto de alcançar um objetivo. Em outras palavras, são os resultados que a empresa precisa alcançar que ajudam diretamente na conquista dos objetivos propostos. 

 

É muito importante conhecer aonde se quer chegar e o que fazer para chegar lá. Uma metodologia de gestão efetiva é fundamental para te ajudar a saber quais passos são necessários para atingir seus objetivos.

 

Exemplos de Metas e Métricas   

 

Exemplo 1

 

Objetivo: Aumentar o lucro em 15% nos próximos 12 meses

 

Resultados-Chave:

1)Cortar o Custo de Aquisição de Cliente(CAC)pela metade;

2)Aumentar o ticket médio em 18%

 

Exemplo 2

 

Objetivo: Lançar uma campanha de Dia dos Pais

 

Resultados-Chave:

1)Elaborar o briefing até março;

2)Analisar e aprovar o esboço até maio;

3)Lançar a campanha em mês antes do Dia dos Pais.

 

Exemplo 3

 

Objetivo: Garantir sustentabilidade financeira da empresa 

 

Resultados-Chave:

1)Aumentar o faturamento em 20%;

2)Reduzir custos operacionais em 20%;

3)Reduzir custos de contratação em 10%.

 

Como definir as OKR’s de uma empresa

 

John Doerr, o profissional que introduziu a Metodologia OKR no Google, tem uma fórmula simples para a criação de OKRs: Eu vou(objetivo)medido por(conjunto de resultados-chave). 

 

Uma boa meta precisa listar o que você vai realizar e a maneira como você vai medir o seu atingimento. 

 

A seguir, listamos alguns passos que vão te auxiliar na construção das OKR’s:

 

  1. Leia sobre o assunto e pesquise exemplos de OKR’s. 

 

  1. Entreviste pessoas influentes da empresa e levante as seguintes questões:

  1. Quais são os objetivos que você pretende atingir?

  2. Quais resultados-chave te ajudariam a alcançar estes objetivos?

 

  1. Defina quais são os objetivos principais, de acordo com o que foi falado nas entrevistas. Em seguida, determine os resultados chaves que devem ser alcançados e que irão ajudar na conquista de cada objetivo. Lembre-se: os objetivos e resultados definidos devem ser claros e específicos.

 

  1. Valide com os líderes de cada área como eles se sentem com relação aos OKR’s que ficaram definidas e peça por feedbacks.

 

  1. Estabeleça prazos de acompanhamento razoavelmente curtos para que as metas possam ser constantemente revisadas. A sugestão é que as OKR’s sejam avaliadas trimestralmente.

 

  1. Quando todas as OKR’s estiverem definidas e validadas pelos líderes e gestores, monte uma apresentação para toda a empresa. É importante que todos entendam como podem contribuir para o atingimento dessas metas.

 

  1. Faça uma apresentação para todos. Aproveite o momento para vender a sua ideia e faça com que a empresa compre a sua briga. A ideia das OKR’s é que sejam metas de difícil atingimento, para estimular os colaboradores a darem o melhor de si.

 

  1. Estruture uma gestão a vista, em que as OKR’s fiquem visíveis e que todos as vejam todos os dias. Um exemplo disso são folhas pregadas na sua parede ou em um quadro de avisos. O importante é que as pessoas tenham um auxílio visual para se lembrarem das metas traçadas.

 

A metodologia de gestão OKR tem por finalidade definir os objetivos e resultados a serem atingidos, engajar toda a empresa na busca por estes resultados e tornar a gestão mais compartilhada e participativa. 

 

Aliado a esta metodologia, é recomendável a utilização de um sistema de acompanhamento de indicadores. 

 

A metodologia OKR é focada na gestão, enquanto um sistema de indicadores auxilia no acompanhamento das metas e de outros objetivos além delas. Um sistema que é muito utilizado em conjunto com a metodologia OKR é o de KPI’s (indicadores-chave de performance). 

 

Os KPI’s são as métricas que você elege como essenciais para avaliar se a sua metodologia de gestão está sendo efetiva.

 

Agora que você conhece a metodologia OKR e sabe suas vantagens, por que não aplicar na sua empresa?

 

Tão importante quanto a estratégia, é a Cultura. No próximo texto, vamos falar sobre Cultura Empresarial e como criar o Código de Cultura ideal para a sua empresa. 

 

Fique de olho na sua caixa de entrada nas próximas quartas-feiras, às 9h, para não perder nenhum conteúdo. 

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Até o próximo texto!

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