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Cultura Empresarial: o que é e porque deve ser aplicada

Cultura Empresarial: o que é e porque deve ser aplicada

 

Esse artigo dá continuidade à sequência de textos sobre “Planejamento Estratégico”. Ele visa clarear o que é um código de cultura, trazer exemplos de códigos de algumas empresas e sugerir exercícios para você construir o seu!

 

Este texto faz parte de uma série de quatro artigos:

 

    [04/01] - Planejamento Estratégico

    [11/01] - Metodologia OKR

    [18/01] - Cultura Empresarial

    [25/01] - Ritos de Gestão

 

O que é Cultura Empresarial?

 

A cultura é o que acontece quando a liderança não está presente. Ela é a forma como as pessoas agem, como elas respondem umas às outras, como mandam um e-mail ou como atendem uma ligação. 

 

Toda empresa tem a sua cultura, e ela é a soma de tudo o que acontece. É definida pelas pessoas que você contrata e evidenciada pelas pessoas que você promove e mantém em sua empresa.

 

A palavra cultura remete a algo que um grupo de pessoas compartilha. Entende-se por cultura organizacional a essência de uma empresa, expressada pela maneira como ela faz seus negócios e trata seus clientes e funcionários. 

 

É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de valores, normas e atitudes compartilhadas pelos membros da organização, ou seja, são os princípios que exprimem a identidade da organização.

 

Uma cultura empresarial é formada por diversas camadas e os seus valores e crenças estão bem intrínsecos na empresa, em suas estratégias, hábitos, rotinas e maneiras de trabalhar. Por isso é tão difícil transformá-la em um curto prazo.

 

Em um primeiro momento de uma empresa, é muito comum que os valores de sua cultura sejam formados pelos princípios e crenças do seu fundador. Mas, com o tempo, a definição da cultura organizacional vai sendo formada no dia a dia, através do que a empresa e todas as pessoas envolvidas em seus processos compartilham.

  

Como criar o Código de Cultura de uma empresa

 

Segue abaixo um passo a passo que irá te auxiliar a definir a cultura da sua empresa:

 

  1. Leia sobre o assunto e pesquise exemplos de Códigos de Cultura de empresas que você gosta e empresas do mesmo setor. 

 

  1. Faça um brainstorming(tempestade de ideias)com toda a equipe e levante as questões abaixo:

 

a)Quais são os comportamentos que vocês admiram?

 

 

b)Quais são os comportamentos que vocês não gostam?

 

 

c)Como vocês resumiriam a empresa em poucas palavras?

 

 

  1. Compile os dados e analise todas as respostas que apareceram. Foque nas palavras e frases que se repetiram.

 

  1. Escolha os itens da cultura. O número ideal de itens de cultura, é de 5 a 7, para que todos memorizem esses itens. 

 

  1. Defina os comportamentos do dia a dia que validam cada um dos itens.

 

  1. Lembre-se que os itens da cultura não são o que você desejaria que fosse. É o que é.

 

  1. Se tem um item que você gostaria que estivesse na cultura da sua empresa, mas não se faz presente, você pode definir uma série de ações para que isso faça parte da cultura da empresa. 

 

  1. Faça uma apresentação para todos com o objetivo de explicar sobre o Código de Cultura e qual a sua importância. Faça quadros com os itens de Cultura para deixar exposto e garanta que todos memorizem e apliquem no dia a dia. 

 

A cultura de uma empresa é muito importante e não se reflete apenas na entrada de novos funcionários, mas também em como a empresa vive a sua rotina e como as pessoas se entregam para atingir os seus resultados. Ela tem influência direta na maneira como uma empresa funciona e é gerenciada.

 

Convidamos você a analisar a sua empresa e tentar identificar os itens de cultura dela. 

 

Quais são as características que as pessoas que trabalham aí têm em comum? O que é valorizado nos candidatos em um processo seletivo? Qual a imagem que a empresa passa para o mercado e para as pessoas que têm contato com ela?

 

Anote as suas percepções e compartilhe com a sua equipe. Deixe que opinem e ouça o que eles pensam sobre o assunto. Solidifique e fortifique a sua cultura e seja reconhecido por ela.

 

No último texto da série sobre “Planejamento Estratégico”, vamos falar sobre Ritos de Gestão. Eles têm por objetivo fortalecer a cultura da sua empresa, auxiliar na manutenção da sua gestão e te ajudar a manter uma rotina com as atividades que ajudam sua empresa a funcionar da maneira que você espera!

 

Fique de olho na sua caixa de entrada nas próximas quartas-feiras, às 9h, para não perder nenhum conteúdo. 

 

Até o nosso último texto com o tema: Ritos da Gestão!

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